1° Campanha Voz ELA!

O Perigo Mora Abaixo do Paciente Acamado! Objetivo Doar 100 Colchonetes
Formulário no fim da pagina pra pedir o seu

 O Colchonete Piramidal também conhecido por Caixa de Ovo é aconselhado para pacientes que permanecem por longos períodos deitado, no nosso caso pacientes de Esclerose Lateral Amiotrófica, (ELA).

 Auxilia na prevenção de ulcerações da pele, causadas pela pressão constante, popularmente conhecida como escaras (lesões proporcionadas pela falta de circulação sanguínea e pressão constante). Lembrando que para maior eficiência à troca de decúbito — mudança de posição — deve ser periódica!

 Pensando em amenizar — um pouco — as dores dos pacientes de ELA acamados ou parcialmente. À ONG VOZ ELA enviará sem nenhum custo — um colchonete Piramidal Solteiro. Nosso objetivo é enviar 100 colchonetes, nosso maior desafio para atingir este número é o alto custo dos fretes no Brasil, assim criamos um cadastro prévio, onde os pacientes carentes que manifestarem interesse preenchendo o formulário no final desta página. Assim poderemos calcular, antecipadamente, o custo total antes de encomendar os colchonetes para à fábrica em São Paulo, nosso amigo e apoiador Renato Minnone ofereceu sua casa em São Paulo para estocar e despachar os produtos.

Vale lembrar que estamos passando por um período dificílimo com essa pandemia, lembre-se de higienizar as embalagens ao receber, todo cuidado em tempos de pandemia é pouco!

 Vamos falar do produto, todos já ouviram falar que os colchões podem ser uma fonte de ácaro, isso pode causar alergias severas na pele e no sistema respiratório! Aqui vão algumas dicas para que seu colchonete piramidal tenha uma vida útil mais longa possível.

 Falar em validade de um tipo de colchão nesse caso o colchão piramidal não é uma coisa muito fácil de determinar, pois temos muitos fatores para determinar quando é a hora certa de trocar, lembrando que estamos falando de paciente que passa tempo integral no leito […] Por que tem tanto ácaro no colchão, responda essa sabichão? Essa é fácil, eles estão lá por nossa causa, todos nós temos descamação da pele, isso acontece o tempo todo, ao caminhar na rua, ao tomar banho o atrito das roupas na pele, etc…

 No paciente acamado também acontece isso, infelizmente toda essa pele morta vai parar no colchão, alimentando milhares de ácaros, o banho no leito também não tem a mesma eficácia de um banho no chuveiro, algumas pessoas colocam plástico em cima do colchonete piramidal, isso é bom por um lado, porém em conjunto com dois lençóis, sendo um móvel e um fixo diminui a eficácia do colchonete piramidal. Vamos dar algumas dicas sobre manutenção e a hora de trocar.

Manutenção

1°) Se for possível, tenha dois colchonete piramidal, assim vai trocando a cada 15 dias, para tomar banho de sol.

2°) Evitar, ao máximo, molhar à superfície.

3°) Trocar no mínimo uma vez por ano, ou conforme instruções do fabricante.

Quando Trocar?

1°) Quando perceber que a cor não está igual ao novo, à tendência é ficar amarelado com o passar dos tempos.

2°) Quando perceber que às pontas estão achatadas, principalmente onde o paciente fica, isso também indica que à densidade da espuma está ineficiente para o peso do paciente.

3°) Efetuar à troca de acordo com a indicação do fabricante.

 Obs. O colchão para cama hospitalar normalmente vem revestido com uma capa que não passam líquidos, não estamos falando desse colchão, e sim de um fino de uns 5 centímetros que vai em cima do colchão hospitalar, dando mais conforto para o paciente.

 Também não abordamos um tipo de colchonete pneumático, que também tem a função de evitar escaras, porém tem um preço muito mais alto que os de espuma, alguns pacientes não se adaptam a esse tipo de colchonete e preferindo usar os de espuma.

Por. Marcelo F. Carmo — Jorge Mattos — Conselho Voz ELA!

Você recebera um e-mail de confirmação de recebimento, verifique sua caixa de SPAM!