Sistema 3.0

Tobii eye Tracker 4C ou 5 + Optikey 2.23

O sistema de comunicação Assistiva ou  Alternativa,  Tecnologia da Informática  com custo acessível foi criado por Julius Sweetland criador do Optikey para executar rastreadores oculares de jogos com preços acessível, Ronaldo Santos uns dos maiores divulgadores dessa tecnologia no Brasil, com proposta dos pacientes com ELA puder se comunicar de maneira auto suficiente…

De modo livre sem intervenção física humana, melhorando em muito a auto estima do paciente e deixando mais independente com o uso da automação associada ao computador!

Porque o Sistema 3.0? O sistema de comunicação Assistiva ou alternativa é montada com vários hardwares, vários programas e acessórios, tipo o suporte dedicado para comunicação Assistiva fabricado por Ronaldo Santos, pela sua empresa RBS Tecnologia Assistiva, para deixar o Notebook ou All In One, firme e sem trepidação! Na altura correta.
Como a tecnologia está sempre evoluindo e surgindo novos recursos, vamos atualizando a versão do sistema!

               – NOSSO MUNDO É VIRTUAL –

É um rastreador ocular Infravermelho para jogos, que detecta os movimentos dos olhos e identifica onde o paciente está olhando na tela do computador, fixando os olhos em um ponto na tela, assim dando o comando!

O Tobii Tracker Eye 4c ou 5 associado ao Optikey permite ao paciente com ELA ter controle total das funções do computador somente com os olhos, utilizando um teclado virtual e mouse vital ou físico, dependendo do estágio da doença.

Optikey é um programa para Windows totalmente gratuito criado por Julius Sweetland do Reino Unido.

Este software funciona em conjunto com diversos modelos de rastreadores de olhos. Ele reconhece os movimentos capturados pelo Tobii 4C ou 5 e transforma em comandos para o computador.

Existe no mercado nacional dois tipos de computadores que indicam, (Notebooks) e (All in one) Vamos explicar a diferença entre eles.

O Notebook é fácil de aplicar devido ao seu formato, pode ser fixado em um suporte apropriado.

All in one, do inglês “Tudo em um” é uma tela que já vem ou está embutida o computador. Prós: Tela maior que os Notebooks, facilitando ao paciente a melhor precisão no uso.
Contras: Atualmente com a pandemia os  preços se equivalem, transporte mais difícil, não tem bateria sendo necessário usar um no-break e difícil fixação, pois a maioria não tem furacão para suporte vesa, tipo  os que vem na maioria dos monitores e smart tv.

Configurações indicadas para os dois tipos!

Windows: 8.1 ou 10, ambos de 64bts.

Tamanho da tela: Nos Notebooks 15,6″ polegadas são mais acessíveis e melhores para o paciente.
All in one  Recomendamos uma tela com no máximo 24 polegadas.

Memória Ram: 8Gb ou 16Gb, quanto mais memória ram melhor! Ainda existe muitos computadores no mercado somente com 4Gb mas nesses casos dependendo do valor pode ser adicionado mais um pente de memória de 4Gb ou mais, sem a necessidade de mudar nem uma configuração. Outra coisa muito importante na memória ram é que seja modelo DDR4. 

Processadores: Nos testes que melhor responderam foram Intel, i3 – i5 – i7 Obs: Geração 7° ou superior! Também o processador da AMD Ryzen 5-3500U que é equivalente a um Intel i5. 

Memória Permanente:  Indicamos de preferencia SSD de 120, 240, 480 ou superior … É uma tecnologia superior aos HDs, o Computador com SSD liga pronto para o paciente usar em media 40 segundos, já os com HD pode levar até 4 minutos ou mais. 
Mas nada impede de instalar o sistema em HDs.

Principalmente pelo custo. Sai mais Acessível montar o sistema que comprar um apropriado para comunicação Assistiva no Brasil e Estados Unidos.

Infelizmente sumiu do mercado nacional devido a pandemia, a melhor maneira de conseguir um Tobii 4C ou 5 é nos grupos de ELA, Ou envio internacional, mas infelizmente a maioria das lojas não enviam para o Brasil!

Exige um técnico com conhecimentos e familiarizado com sistemas de PC, mas eventualmente surgem problemas na instalação e configuração. Aninha os casos recomendados para solicitar auxílio técnico especializado.

Obs: Muitos casos a instalação e configuração mal feita acaba desmotivando o paciente por não conseguir usar e causando um grande desanimo irreversível! O melhor é chamar um especialista na área!

Não, A cognição, lucido e orientado devem ser preservados assim como a visão, ou seja, os movimentos dos olhos também devem estar preservados.

O paciente deve ser capaz de focar uns 50 a 90 centímetros de distância, abrir e fechar as pálpebras para lubrificar as vistas!

O uso de óculos não impede nada para usar os sistemas! Pelo contrário, ele pode ajudar o paciente a ter melhor calibração e conforme o tipo de lentes protege as vistas dos raios luminosos da tela do computador por nos ficar muito tempo na frente da tela, do tipo BLUE PROTECT. Apesar de serem mais caras, mas vale a pena investir na proteção de vistas …

Um teste preliminar seria pedir para o paciente olhar para os quatro lados e abrir bem como pálpebras. Caso considere esses controles oculares, as chances de usar o sistema são altas, mas não é uma certeza absoluta, pois envolve muitos fatores.
O fator psicológico é fundamental para o uso!

Sim, com suporte ou mesa ajustável para fixação de notebook, estando em  uma posição correta fundamental para o paciente conseguir usar o sistema funcionar corretamente.

Em alguns casos é necessário virar praticamente o Notebook de cabeça pra baixo, isso só é possível e seguro com um suporte dedicado…  
Os olhos do paciente devem estar alinhados na mesma altura do tobii (que fica na parte inferior da tela).

Sim, mas recomenda-se reiniciar o computador pelo menos uma vez por dia, para evitar travamentos. Pausas são recomendadas para descanso dos olhos, bem como exercícios para os mesmos.

Não, qualquer pessoa com deficiência motora para usar um teclado e mouse físico pode se beneficiar do sistema.

O Optikey tem uma configuração que permite a comunicação de imagens, Teclado CommuniKate, mas infelizmente ainda não está traduzido para o português.

Outra opção seria um software da Tobii Dynavox, o nome é (Snap Core First full) tem uma interface muito intuitiva, possibilita personalização, muito fácil de usar! Tem a versão full ilimitada e completa, o preço varia de acordo com a cotação do Dólar! Direto da pagina Tobii Dynavox está em inglês, mas o programa tem opção de português na hora de instalar!

Também é possível fazer um teste por 30 dias grátis!

Outra maneira de baixar ou comprar é na Microsoft Store pesquisando por: Snap Core First Full.

Lembrando que nosso foco é paciente adulto acometido de Esclerose Lateral Amiotrófica!

Snap Core First Full na Tobii Dynavox
Snap Core First Full na Microsoft Store